Hey executives! Vamos falar de termos do mundo corporativo?
Durante uma videoconferência, você já ficou perdido(a) e sem reação quando te fizeram uma pergunta e no meio dela tinha um termo desconhecido? E ainda teve que disfarçar a situação falando que a conexão não estava boa e pediu para a pessoa repetir a pergunta? Pois bem, acredito que muitos executivos e executivas já passaram por alguma situação embaraçosa como essa. Neste artigo selecionei 70 termos do mundo business bastante utilizados e com seu significado. Ideal para quem está ingressando nesse mercado business ou para quem está há algum tempo afastado e esteja procurando recolocação e deseja relembrá-los.
O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE ARTIGO?
- Qual a importância de conhecer esses “jargões” da língua inglesa;
- Conceitos e aplicações dos termos mais utilizados na gestão empresarial;
- De que forma irão contribuir para o seu inglês.
Primeiramente, se você trabalha em uma multinacional ou grande empresa deve conhecer alguns dos termos abaixo e muito provavelmente já faz parte do seu vocabulário. Ainda assim é provável que não tenha assimilado o nome de cada um com as tarefas empenhadas no dia a dia ou você encontre algum novo termo do mundo business para expandir seu vocabulário. E para você que está ingressando agora nesse universo, saiba que esses jargões, a maioria de origem americana, são muito importantes por serem bastante utilizados nas reuniões, calls, trocas de e-mails, comunicados internos da cia, etc. Além disso, tem grande valor por abranger conceitos e metodologias que facilitam a tomada de decisão e enriquecem o vocabulário.
Continue lendo esse artigo para aprofundar seu conhecimento nesses termos business que são frequentemente utilizados na gestão empresarial, principalmente os números #7 Burn rate e o #19 Downsizing e #36 Lay Off, que é a situação atual de muitas empresas pelo mundo, em função da pandemia COVID-19.
- Accountability: é a obrigação de prestar contas a instâncias superiores da empresa.
- Benchmarking: processo de avaliação sistêmico, usado para estabelecer metas para melhorias no processo, produtos e serviços, comparando uma empresa com outras que possuem desempenho melhor. De maneira simples, seria “copiar o que deu certo nas empresas de sucesso e melhorar ainda mais na sua empresa”.
- Brainstorming: é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo (criatividade em equipe) colocando-a a serviço de objetivos organizacionais. Também conhecida como “tempestade de ideias”.
- Break-even: ponto de equilíbrio. Quando a receita de uma empresa se iguala aos seus custos, diz-se que ela sai do vermelho e entra no azul.
- Budget: do francês bougette, este termo do mundo business significa orçamento, normalmente anual. O processo de planejamento financeiro anual deve ser precedido de uma definição de objetivos, estratégias, prioridades, pessoal e organização, processados numa modelagem financeira em planilhas Excel ou equivalente. É importante envolver pelo menos cinco áreas da empresa: marketing, engenharia, logística e/ou produção, vendas, treinamento e finanças.
- Business Intelligence: ou inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.
- Burn rate: velocidade de combustão. O tempo que uma companhia leva para esgotar seus recursos financeiros.
- Buy-in: processo no qual um grupo ou um indivíduo adquire ações suficientes para ter controle da empresa. Também é aplicado quando a companhia compra ações dos próprios acionistas.
- Call ou Conference Call: reunião via telefone ou internet entre duas ou mais pessoas.
- Churn rate: é outro termo do mundo business muito importante, especialmente por ser um indicador para empresas SaaS (Software as a Service), pois avalia a quantidade de clientes que cancelaram o serviço após certo período de tempo. A taxa de churn rate é importantíssima, especialmente para avaliar a qualidade do software e qual a estratégia traçar para reduzir esse índice.
- Commodities: são produtos que funcionam como matéria-prima, produzidos em escala e que podem ser estocados sem perda de qualidade, como petróleo, arroz, feijão, boi gordo, café, soja e outros produtos primários, geralmente com grande participação no comércio internacional.
- Compliance: agir segundo os regulamentos internos e externos da companhia.
- Core Business: é um termo inglês que significa a parte central de um negócio ou de uma área de negócios, e que é geralmente definido em função da estratégia dessa empresa para o mercado. Este termo é utilizado habitualmente para definir qual o ponto forte e estratégico da atuação de uma determinada empresa.
- Core Competence: confunde-se muito com core business. Core competences são competências que os clientes apreciam (e pagam) e que os concorrentes tem dificuldades em imitar.
- Co-worker: colega de trabalho.
- Crowdfunding: obtenção de recursos financeiros através de financiamentos coletivos via plataformas online.
- Crowdsourcing: recurso frequentemente usado para criação, produção e desenvolvimento de ideias, produtos ou conteúdos com a contribuição de um grupo de pessoas.
- Deadline: prazo máximo para a entrega de determinada atividade ou trabalho.
- Downsizing: reduzir, achatar, diminuir. Redução no número de funcionários de uma empresa.
- Downsell: ocorre quando o cliente contrata determinado pacote de serviços, mas ainda na vigência do contrato pede para reduzir o que foi contratado, diminuindo o valor a ser pago. Essa prática prejudica bastante a empresa, aumentando a taxa de churn.
- Dumping: prática comercial considerada desleal, que consiste em uma ou mais empresas venderem produtos por preços muito abaixo do praticado no mercado para prejudicar e eliminar a concorrência local.
- E-procurement: uso da internet para a automatização dos processos de compra e gestão de bens e serviços essenciais para a operação da empresa.
- E-recruitment: ferramentas eletrônicas aplicadas ao recrutamento e seleção de funcionários.
- Empowerment: um modelo de gestão descentralizado, no qual o poder sobre todas as decisões não recai exclusivamente sobre uma única pessoa. A essência da estratégia consiste em empoderar e capacitar colaboradores para que eles próprios tenham autonomia na tomada de decisões e gerenciamento de suas próprias tarefas e responsabilidades.
- Endomarketing: marketing interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar o colaborador dentro da organização.
- Feedback: avaliações e comentários feitos ao funcionário sobre seu desempenho profissional.
- Follow-up: acompanhamento de ações para medir os resultados concretos. Retomar tarefas determinadas em alguma conversa, reunião ou solicitação.
- Forecast: essa termo está presente em praticamente todas as reuniões do mundo business e significa “previsão”.
- Gap: lacuna, falha. Atividade ou processo que ainda precisa ser aprimorado ou desenvolvido.
- Headhunter: pessoa ou empresa especializada em encontrar profissionais talentosos.
- Input: entrada de dados por meio de um programa ou código que serão utilizados para gerar resultados.
- Joint venture: associação de empresas, definitiva ou não, para explorar determinado negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica.
- Job rotation: termo do mundo business usado para explicar o rodízio de funções que ocorre dentro da empresa para capacitar funcionários em diferentes setores.
- Just-in-time: é uma técnica de gestão e controle de mercadorias que procura minimizar o nível de estoques (estoque zero). Determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.
- Kick-off: reunião para informar a implementação de um projeto, que gera a oportunidade de motivar os profissionais envolvidos.
- Lay Off: um conjunto de medidas temporárias que as empresas podem adotar em períodos de crise, a fim de reduzir despesas de pessoal sem realizar o desligamento de seus funcionários. Entre as medidas de Lay Off mais comuns, temos a redução da jornada de trabalho diária e a suspensão dos contratos de trabalho.
- Lean startup: método de desenvolvimento de produtos e mercados com agilidade, velocidade e interação com os clientes.
- Market Share: grau de participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto. Fração do mercado controlada por ela.
- Meetup: encontro informal de executivos que procuram realizar networking e discutir assuntos de negócios de uma maneira descontraída.
- Networking: rede de relacionamentos e contatos de cunho profissional.
- Outplacement: é uma solução profissional, elaborada com o objetivo de conduzir com dignidade e respeito os processos de demissão nas companhias. É um sistema de ganha-ganha, que busca o benefício de todos os envolvidos.
- Outsourcing: trata-se de contratar uma empresa terceirizada para executar serviços não estratégicos (que não produzem valor acrescentado para os clientes), em vez de os produzir internamente.
- Outputs: obtenção de dados a partir da operação de um programa abastecido com informações.
- Pitch: discurso breve e objetivo sobre a natureza de um produto ou serviço, geralmente para convencer investidores sobre o potencial do seu negócio ou empresa.
- Player: empresa que exerce alguma função em algum mercado.
- Quarter: trimestre. Outro termo frequentemente utilizado no mundo business, em especial nas reuniões de fechamento.
- Ramp up: significa literalmente “rampear”, em outras palavras, é a rampa de crescimento dos novos vendedores associada a curva de aprendizado e a construção de seus potenciais, de forma que ao final do processo eles consigam apresentar ritmo e consistência no batimento de metas. O tempo de ramp up é uma das métricas mais vitais de uma operação comercial, já que indica a que velocidade você consegue repor seu time de vendas e ganhar escala.
- Rapport: relação de mútua confiança e compreensão entre duas ou mais pessoas. Empatia.
- Report: relatório. Tome cuidado com termo do mundo business, pois a sua semelhança com Rapport podem gerar confusão em sua pronúncia, significado e a escrita.
- Role model: é uma pessoa que serve como um modelo de sucesso para outras.
- Rollout: implementação em massa a partir de um modelo de sucesso.
- Sell in: é a venda direta para o distribuidor ou varejista, também pode ser chamado de B2B.
- Sell out: é a venda direta para o consumidor, esse processo também pode ser chamado de B2C.
- Shareholder: acionista da empresa.
- Small talk: rápida conversa informal com colega de trabalho.
- Spin-off: processo de divisão entre companhias e o surgimento de um novo negócio a partir de um grupo já existente.
- Spread: taxa de risco
- Staff meeting: reunião de equipe.
- Stakeholders: pessoa ou grupo com interesse na performance de organização e no meio ambiente na qual opera.
- Supply Chain Management: Gerenciamento da cadeia de suprimentos dos negócios.
- Target: objetivo a ser atingido.
- Teambuilding: conscientização dos profissionais da importância e do porquê da necessidade do trabalho em equipe, através de promoção de maior motivação e entusiasmo nas pessoas para a realização de suas atividades diárias.
- Trainee: cargo em uma empresa, em que o desenvolvimento profissional do colaborador, contratado na condição de recém-formado, é incentivado através de um programa.
- Trend: tendência.
- Turnover: movimento de admissão e demissão dos funcionários de uma organização. Também conhecido como rotatividade.
- Upsell: ao contrário do downsell, o cliente contratou determinado pacote, mas no decorrer do contrato comprou mais serviços ou produtos, aumentando o valor mensal pago.
- War room: o termo surgiu na II Guerra Mundial, quando Winston Churchill escolheu estrategicamente uma equipe e se reuniu em uma sala para discutir táticas para derrotar o seu oponente na guerra. Na área das vendas, o termo é utilizado para o momento em que a empresa precisa reunir uma equipe e traçar estratégias e metas para superar alguma dificuldade da área.
- Wholesale: atacado.
- Workaholic: viciado em trabalho.
- Workflow: fluxo de trabalho. Passos necessários para automatizar processos, seguindo regras definidas, o que permite que estes possam ser transmitidos de um profissional para o outro.
Definitivamente é uma lista bem extensa e completa. Tê-la por perto pode facilitar quando precisar fazer uma consulta para inserir um termo em seu report ou apresentação que você estiver elaborando. Além disso, o uso desses jargões no cotidiano do seu trabalho faz com que você não se perca nos assuntos durante uma conversa com seu chefe e até mesmo informalmente com colegas de trabalho, facilitando assim a sua comunicação.
Se tiver faltado algum termo, deixe nos comentários. Não vale siglas ok? Para as siglas, clica aqui que tenho outro artigo que fala a respeito. 😊